Cultura - Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

População de Dourado comemora aniversário da cidade em desfile cívico e cavalgada

Cerca de mil pessoas passaram pelo local

As ruas do centro da cidade foram palco do desfile cívico e cavalgada em comemoração aos 121 anos de emancipação política de Dourado realizado no domingo (20). O público tomou as ruas para presenciar a apresentação de escolas da cidade, bandas marciais de Dourado, Brotas, Ibaté e Trabijú, Orquestra de Violas de Dourado, além da 6ª Cavalgada.

Mais de mil pessoas, divididas entre alunos, profissionais envolvidos na organização e público em geral participaram do momento cívico que contou com autoridades locais e convidados, como o prefeito Juninho Rogante, o vice Miguel Arcanjo Valencise, vereadores, diretores de departamentos e escolas, o Deputado Roberto Massafera, o prefeito da vizinha Ribeirão Bonito Chiquinho Campaner e assessores do Deputado Lobbe Neto.

“Muito feliz em participar de mais uma comemoração do aniversário de Dourado, uma cidade sem igual, na qual me orgulho de ter nascido e me empenho muito para que possa evoluir cada vez mais,” afirmou o prefeito Juninho Rogante.

As escolas municipais Senador Carlos José Botelho, Antônio Monteiro Novo, Luiz Antônio Ferreira Malheiro, Miryan Ap. Pallota dos Santos, EMEI Maria do Carmo Balestero Gutierre, além da APAE, e da escola estadual Dr. Salles Junior, levaram para o desfile seus alunos, professores e direção.

Na parte artística houve as apresentações das Bandas Marciais de Dourado, Brotas, Ibaté e Trabijú, e da Orquestra de Violas de Dourado.

Talvez o momento mais emocionante foi a homenagem feita ao douradense Enéas Gonçalves, o Maestro Tanaka, que no próximo mês completa 79 anos. Tanaka dedicou boa parte de sua vida a tradicional Banda 19 de Maio, foi também vereador e vice-prefeito do município. Durante a cerimônia foi quem hasteou a bandeira nacional, durante a execução do hino, e ao final do desfile acompanhado do seu famoso instrumento, o pistão, entoou 3 músicas acompanhados pelas 4 bandas marciais que se apresentarão no dia.

Por fim, a tradicional Cavalgada Dourado, que está em sua 6º edição, movimentou as ruas do município, com destino final o recinto do Dourado Rodeio Show, onde houve confraternização entre os cavaleiros. Mais de 300 participantes estiveram presentes com seus animas, vindos de toda região.

Dourado Rodeio Show

Fazendo parte dos festejos de aniversário de Dourado, foi realizado mais uma edição do Dourado Rodeio Show, entre os dias 17 e 20 de maio, que contou com atrações como Antony e Gabriel, Leonardo, Pedro Paulo e Alex e Guilherme e Santiago, este último com portões abertos para a população.

O prefeito Juninho Rogante mais uma vez fez questão de participar das montarias em touros. Foi ele quem abriu a competição na primeira noite, onde teve resultado satisfatório, ficando mais de 8 segundos em cima do lombo do animal.

A festa ainda contou com bailão, balada vip, arquibancadas, camarote prime, praça de alimentação e estrutura diferenciada, tendo 80% de sua área coberta.

Segundo a organização, durante os 4 dias de festa mais 20 mil pessoas passaram pelo local.

Confira mais fotos: https://www.dourado.sp.gov.br/album-de-fotos/foto/4/dourado-121-anos/