Zoonoses e Vigilância Sanitária - Terça-feira, 26 de Janeiro de 2021

Combate do Caramujo Africano

Veja dicas de como eliminar

Combate do Caramujo Africano

CARAMUJO AFRICANO

O caramujo africano é um animal sem predador natural presente em jardins e terrenos é capaz de liberar 200 a 500 ovos de uma vez só e transmitir doenças por servir como hospedeiro para vermes muito perigosos para a saúde.

Em época de chuvas o número de caramujos sempre aumenta e a forma mais eficiente para o controle é mesmo pegá-los com as mãos, desde que estejam com luvas. A captura deve ser feita nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, quando os caramujos saem para se alimentar.

Características para identificar o Caramujo Africano.

Dicas de como matar os moluscos:

1. Para realizar a catação, as mãos devem estar protegidas com luvas ou sacos plásticos para evitar o contato com o animal.
  2. Os caramujos recolhidos devem ser esmagados, cobertos com cal virgem e enterrados.
  3. Recolher também os ovos, que ficam semienterrados e proceder da mesma forma usada para os animais coletados.
  4. Os caramujos e ovos recolhidos também podem ser mortos com solução de cloro, três partes iguais de água para uma de cloro, mas devem ser deixados totalmente cobertos por essa solução durante 24hs, antes de serem descartados.
  5. Jogar água fervente e incinerar também são opções, mas estes procedimentos devem ser realizados com segurança.
  6. O material ensacado pode ser descartado em lixo comum, mas é preciso quebrar as conchas para que elas não acumulem água, tornando-se possíveis focos para reprodução de mosquitos.

Dessa forma, os moluscos terão uma diminuição na sua população e a cada ano, a aparição dos mesmos será menor.

Cada morador é responsável por sua residência. Mantenha-a sempre limpa, sem entulhos e mato!