Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023

Dourado Recebe Usina Móvel de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

A conquista da Usina Móvel de RCC é fruto do empenho do CONCEN, que obteve um aporte de R$ 3,2 milhões do Governo do Estado de São Paulo.

Dourado Recebe Usina Móvel de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

Na última terça-feira, 21, Dourado deu as boas-vindas à Usina Móvel de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC), uma iniciativa do CONCEN - Consórcio de Municípios da Região Central.

O evento contou com a presença do Prefeito Gino Torrezan, do Presidente do CONCEN e Prefeito de Santa Lúcia, Luiz Antônio Noli, do Prefeito de Ribeirão Bonito, Antônio Carlos Caregaro, do Diretor Bruno Silvani, do Departamento de Obras e Serviços, do Diretor Arthur Bernardo, do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, do Vereador Florisvaldo (Fulinha), da Vereadora Tânia Ortiz, do Secretário Executivo do CONCEN, Dr. José Antônio da Silva Júnior, além de vereadores e gestores da área ambiental dos municípios consorciados.

A usina, que beneficiará os municípios do Consórcio, destaca-se por triturar resíduos da construção civil, como tijolos, reboco, telhas, pilares e pisos.

O material processado, após passar por um separador magnético para remoção de elementos ferrosos, torna-se valioso, podendo ser utilizado em aterramentos e na cobertura de estradas rurais.

Após a fase de treinamento realizada em Dourado, a Usina Móvel estará disponível para todos os municípios consorciados, representando um avanço significativo na gestão sustentável de resíduos.

O equipamento, que combina um caminhão tipo cavalo mecânico com uma usina móvel de reciclagem, tem capacidade para triturar de 80 a 100 toneladas por hora de resíduos provenientes de construções, reformas e demolições.

Esses recursos, provenientes de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Infraestrutura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, foram viabilizados por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

"A Usina Móvel de Reciclagem representa um avanço significativo para a gestão ambiental em nossa região. Agradeço a todos os envolvidos e destaco a importância de promovermos práticas sustentáveis para o desenvolvimento de nosso município," disse o Prefeito Gino Torrezan.