Saúde - Quinta-feira, 15 de Junho de 2017

PREFEITURA INAUGUROU NOVA UNIDADE DE SAÚDE

Unidade do Jardim Aerorporto agora conta com espaço mais amplo

PREFEITURA INAUGUROU NOVA UNIDADE DE SAÚDE

A Prefeitura de Dourado entregou na última quarta-feira (14), a nova sede do PSF (Posto de Saúde da Família) do Jardim Aeroporto. A unidade que antes funcionava na Rua Padre Sampaio, já está em funcionamento no novo imóvel, na Rua Salvatore Sacco, com um espaço mais amplo e moderno, oferecendo mais conforto aos pacientes e funcionários, além de acessibilidade às pessoas com deficiência.

A cerimônia de inauguração foi prestigiada por moradores e autoridades. O bom público presente pode conferir além da cerimônia de descerramento da placa inaugural, uma linda queima de fogos e o show musical da Banda Griswolds, que apresentou o projeto “Cine And Roll”. Foram distribuídos durante o evento cachorro quente, pipoca e refrigerante.

O novo PSF III do Jardim Aeroporto recebeu o nome de Maria Guadalupe Ballestero Martins, carinhosamente conhecida como “Dona Quinha”, ilustre douradense que durante mais 30 anos dedicou-se ao trabalho na área da saúde de Dourado, vacinando toda a população e trabalhando na erradicação de doenças como hanseníase, raiva humana, entre outras.

Segundo o prefeito Juninho Rogante, a nova unidade faz parte do projeto de recuperação e melhorias das unidades de saúde do município, que estão sendo implantadas desde 2013. “Quando recebemos a prefeitura encontramos apenas um posto de saúde em funcionamento e o hospital fechado, depois de muito trabalho conseguimos não só colocar em funcionamento os 3 postos da cidade, como reformar e ampliar dois deles e construir esta nova unidade, além de reabrir o nosso hospital e maternidade. A saúde é o setor que temos mais atenção, tanto que mais 30% do nosso investimento anual de execução orçamentária é destinada para esta área. ”

Infraestrutura e conforto

Foram investidos na construção desse novo do prédio do Posto de Saúde, um total de R$ 656.965,52, sendo R$ 512.000, provenientes de repasse do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e o restante, R$ 144.965,52, de recursos próprios da administração municipal. O prédio recebeu aparelhos de ar condicionado e novos móveis e equipamentos, como aparelhos odontológicos, mesa de exames, novos computadores, aparelhos para exames oftalmológicos, nebulizadores, geladeiras para vacinas, entre outros. A readequação e mobília contou com investimento de mais R$100 mil da prefeitura.

O PSF III é destinado ao atendimento dos moradores dos bairros Jardim Aeroporto, Elite, Azaléas e Primavera, que somam mais de 1.500 pessoas. “O novo imóvel é quase três vezes maior que o anterior, com isso, conseguimos aumentar o número de consultórios, implantamos o consultório odontológico, que não existia, o que resultará em um atendimento mais adequado e humanizado, ” afirmou o prefeito.

O local possui ainda salas específicas para ginecologia, curativo, coleta, vacina, inalação e multiuso, além de recepção, parte administrativa, almoxarifado. Outro destaque é a área externa, com acesso para ambulâncias e veículos.