Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 28 de Novembro de 2017

DIVERSAS ATIVIDADES MARCARAM AS COMEMORAÇÕES DO DIA DO RIO EM DOURADO

Foram realizadas limpeza do rio, soltura de alevinos e plantio de mudas

O Dia do Rio é celebrado nacionalmente no dia 24 de novembro, e a data não passou em branco no município de Dourado. Para comemorar foram realizadas diversas atividades no último domingo, dia 26, no Rio Jacaré Pepira, que banha a área rural do município. O evento denominado “Salve o Rio Jacaré”, foi organizado pelo douradense Ronaldo Tais e por um grupo de canoeiros da cidade, com o apoio da Prefeitura Municipal.

As atividades tiveram início logo de manhã, com os canoeiros descendo o rio, realizando a limpeza do local. A primeira parada aconteceu na ponte do Rio Jacaré, onde foram soltos milhares de alevinos das espécies Dourado, Pacu, Corimba e Lambari. Na sequência foram plantadas dezenas de mudas de árvores nas margens do rio, entre espécies frutíferas e nativas. Para finalizar os barqueiros desceram o leito do rio com a limpeza até o “beco do macaco”, local próximo da divisa entre as cidades de Dourado e Bocaina, onde foi realizada uma confraternização.

O prefeito de Dourado Juninho Rogante, que fez questão de participar da ação de soltura dos alevinos e plantio de mudas, destacou a importância do evento. “Fui convidado pelo meu amigo Ronaldo para fazer parte do projeto e não hesitei, o rio Jacaré Pepira é um patrimônio ambiental de Dourado, temos que preservá-lo e conscientizar todos para fazer o mesmo. ”

Juninho também confirmou que apoiará o evento para que seja realizado todo ano. “Esse evento tem meu total apoio para ser realizado todo ano e virar tradição, essas ações realizadas hoje servem de conscientização para preservação não só de nosso rio, mais de todo meio ambiente, ” finalizou.

Além dos canoeiros da cidade o evento contou com a participação de um caiaque, do grupo Ecociente e dezenas de frequentadores do Rio Jacará Pepira. Todo as atividades foram registradas por um drone e as imagens serão disponibilizadas a todo público dentro de alguns dias.