Iniciativa pioneira de escola de Dourado busca resgatar brincadeiras antigas

Educação - Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018


Iniciativa pioneira de escola de Dourado busca resgatar brincadeiras antigas

Lucas Castro

 

Um projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Senador Carlos José Botelho” localizada em Dourado, no interior do Estado de São Paulo, busca resgatar e fortalecer os jogos populares, ou seja, as brincadeiras de antigamente, antes de existir tanta tecnologia.

O idealizador da iniciativa e coordenador da Escola Senador, José Luiz Mascaro, observa que o objetivo do projeto, denominado I Jogos Populares Intermunicipais, que é pioneiro no Brasil, é reviver e participar de jogos e brincadeiras relatadas por pais, avós ou pessoas mais velhas da comunidade realizando assim, uma disputa saudável entre as escolas dos municípios de Dourado e Ribeirão Bonito. “Essas brincadeiras, ou jogos populares, dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar, reconhecendo a importância destes como elementos da cultura local”, observou.

A diretora da Escola Senador, Rosana Ferreira Puertas, quando soube do projeto, ficou animada e foi a grande incentivadora da ideia. “Qual adulto não recorda dos velhos tempos de criança, quando as brincadeiras e os jogos populares, conhecidos como jogos tradicionais, eram aprendidos entre os amigos, vizinhos e promoviam, além de divertimento, a manutenção da saúde e do desenvolvimento psicomotor? Então quando o coordenador José Luiz mostrou a ideia, logo foi aceita não só por mim, mas também por toda comunidade escolar, como professores, funcionários, alunos, pais e responsáveis”, destacou.

Zé Luiz conta que a ideia surgiu após ver que as crianças, inclusive seu filho Arthur de apenas 10 anos, brincando apenas com jogos eletrônicos, em celulares, tablets, computadores, e afins. “Sabemos que o computador, celular, tablet, vídeo game, televisão entre outros, estão tomando conta de nossas crianças e adolescentes, assim, as brincadeiras, jogos e os brinquedos antigos estão sendo esquecidos, por isso, o presente projeto busca resgatar os mais diferentes jogos populares ou jogos tradicionais), a fim de que se fuja das tecnologias atuais, envolvendo a comunidade, familiares, professores e alunos dos ciclos I e II dos municípios de Dourado e Ribeirão Bonito”, apontou o coordenador. “Consideramos que os brinquedos e as brincadeiras, cantigas e jogos antigos, tem a finalidade de conservar a memória e o prazer proporcionado por elas, possibilitando as crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano”, completou.
Inicialmente a ideia era apenas envolver os alunos de Dourado, depois da Comarca, somando Ribeirão Bonito, Boa Esperança do Sul e Trabiju. “O projeto é tão interessante que resolvemos não apenas deixar para Dourado, convidamos as outras três cidades da Comarca, por fim, apenas Ribeirão Bonito confirmou e estará presente nos I Jogos Populares Intermunicipais”, disse Zé Luiz.

Entre as modalidades estão: Bets, Jogo da Velha, Tabuleiro de dama, Carrinho de rolimã, Cabo de Guerra, Bafo; Pega vareta, Queimada; Dominó, Pião, Corrida do Saco, Pular corda e Bolinha de gude.

O I Jogos Populares Intermunicipais terá a abertura no dia 9 de outubro, às 8h com a apresentação das delegações que representarão as escolas na competição. O encerramento será no dia 11 de outubro com as premiações dos campeões de cada modalidade.

 

Prefeitura Municipal


Dourado