Limpeza dos Bueiros e Galerias

Obras - Quarta-feira, 10 de Março de 2021


Limpeza dos Bueiros e Galerias

A Prefeitura Municipal de Dourado, por meio do Departamento de Obras e Serviços, deu início nessa semana a uma operação especial de limpeza e desobstrução de bueiros da cidade. O trabalho tem benefícios como evitar alagamentos e água parada, que ocasiona a propagação de pernilongos ou Aedes Aegypti. A limpeza será realizada por bairros, começando pelo bairro Jardim Maria Luiza. 

 

O Departamento alerta que os resíduos descartados de forma inadequada são arrastados pela chuva, ocasionando o entupimento dos bueiros e galerias. Foram encontradas diferentes espécies de materiais como: resíduos de construção, sacos plásticos, embalagem de todos os tipos e outros recicláveis. Além do entupimento os materiais causam poluição no meio ambiente, levando a muitos outros problemas.

 

Para manter os bueiros e galerias livres de entupimentos, os moradores devem estar atentos ao descarte correto do lixo, pois a manutenção da limpeza das ruas é responsabilidade de todos, não apenas do poder público. Com a limpeza dos bueiros nos próximos dias, a proteção de cada cidadão deve ser duplicada, na perspectiva de não jogar lixo nas ruas, de forma a colaborar com a prevenção enchentes e inundações.

 

Os moradores também podem contribuir através de medidas simples, como não deixar sacos de lixo na rua muito antes do horário da coleta do caminhão, pois a água da chuva pode levá-los para o bueiro. É importante reforçar que a coleta de lixo doméstico em Dourado é realizada de segunda a sexta-feira, a partir das 17h00.

 

Outra dica é não expor materiais de construção em vias públicas, lembrando que a Prefeitura disponibiliza caçamba para o recolhimento de entulhos provenientes de construções civis. A solicitação deve ser feita ao Departamento pelo telefone 3345-3833. 

 

Resíduos como lixo vegetal (galhos, troncos, folhas resultantes de limpeza de jardins e quintal) e bens inservíveis (móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, colchões, etc.) são recolhidos semanalmente seguindo o cronograma divulgado pela Prefeitura.

 

 

Prefeitura Municipal


Dourado