Você sabia que mais de 90% dos incêndios florestais são causados por ações humanas? Entre os principais motivos estão a queda de balões, o uso irregular de fogo em atividades agropecuárias, o descarte de bitucas de cigarro e o vandalismo.
Por isso, a Prefeitura Municipal de Dourado, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal e Brigada de Incêndio Municipal, conseguiram oficialmente a adesão da cidade ao programa "OPERAÇÃO CORTA FOGO" do Governo do Estado de São Paulo, que tem atuado cada vez mais, em iniciativas de prevenção, monitoramento, controle e combate ao fogo.
A Operação tem como objetivo, dentre outras ações, diminuir os focos de incêndio no Estado, principalmente durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro.
Neste ano, o Governo de SP está investindo mais de R$ 97 milhões em aquisição de equipamentos anti-incêndio, veículos, limpeza de áreas marginais de rodovias e ampliação do uso de tecnologia de boletins meteorológicos e monitoramento via satélite.
Com essa adesão, será possível uma convergência entre as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e pelos municípios.Trata-se de um compromisso voluntário da Prefeitura Municipal de inserir no planejamento e gestão ambiental do território sob sua jurisdição, ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.
Para coibir essa prática, a Prefeitura Municipal conta com o apoio da população, que pode denunciar focos de incêndios, através dos telefones:
Defesa Civil: 199 ou 3345 1505
Polícia Militar: 190
Dourado