A Prefeitura de Dourado por meio do seu Departamento de Educação promoveu na última quinta-feira, 24, palestra para colaboradores. Realizada nos períodos da manhã e tarde, no Auditório do setor, a palestra teve como tema “Distrofia Muscular de Duchenne”. Participaram diretores, coordenadores, professores e profissionais da educação, além de profissionais do setor da saúde e da assistência social do município.
Proferida pela especialista na doença, Tatiane Cristina Reghin da Silva, a palestra abordou tópicos relacionados, definição, genética, sintomas, diagnósticos e tratamento, tendo como foco principal, descobrir a doença precocemente a fim de aumentar a expectativa de vida, sobretudo em crianças.
A distrofia muscular de Duchenne é uma doença hereditária (ligada ao cromossomo X) e degenerativa. Apesar de ser passada simultaneamente pelo pai e pela mãe, um em cada três casos da doença ocorre em decorrência de uma mutação genética.
A distrofia muscular de Duchenne é causada pela ausência de uma proteína essencial para os músculos. Sem essa proteína, o músculo vai degenerando progressivamente. A ausência dessa proteína é causada por um gene defeituoso, embora o problema também possa surgir a partir de uma mutação genética – sem necessidade, portanto, da hereditariedade.
Dourado