Jovem douradense, Ana Priscila Panza dos Santos, 25 anos, conhecida literariamente como Priscila Panza, desde criança mostrava muito interesse pela leitura e escrita. Começou a compor seus primeiros poemas nos primeiros anos de vida estudantil, mais precisamente nas primeiras séries do Ensino Fundamental (3ª e 4ª); desde então, sempre que podia estava a escrever. E, a partir de 2013 dedicou- se ainda mais à escrita de seus contos e vários tipos de poemas, como o Haicai (poema de origem japonesa).
Sempre inquieta e procurando como publicar suas obras, foi que, encontrou na internet as revistas literárias Philos – Revista de Literatura da União Latina, Mallarmargens – Revista de Poesia & Arte Contemporânea e Subversa.
Priscila Panza tem obras publicadas nestas três revistas literárias. Seu primeiro poema publicado foi “A Vida” em novembro de 2016 na Philos – Revista de Literatura da União Latina; nessa revista há mais um poema seu publicado e outro que será publicado na próxima edição, no dia 30 de setembro deste ano.
Na Mallarmargens – Revista de Poesia & Arte Contemporânea há o poema “Que Saudade do Meu Sertão”, e na Revista Subversa um de seus haicais titulado como “Encanto”.
Vale ressaltar que no dia 21 de outubro a turnê de lançamento da Philos – Revista de Literatura da União Latina estará em São Paulo, SP, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo Campos de Poesia e Literatura, que fica na Avenida Paulista. Contará com a presença de todos os colaboradores, assim com Priscila.
A Philos
Revista de Literatura da União Latina é de Camaragibe, Pernambuco. Trabalha com as principais línguas românicas derivadas do latim clássico (línguas neolatinas) que são o Português, Espanhol, Catalão, Francês, Italiano e Romeno, recebendo obras literárias que contemplem esses idiomas e obras artísticas também. É de periodicidade mensal. Seu objetivo central é a “promoção da diversidade cultural e lingüista do mundo latino”. Existe na versão digital, onde qualquer pessoa (nacional ou não) que queira colaborar pode acessá- la através do site www.revistaphilos.com, e submeter seus textos para análise. Fará um tour de lançamento da versão impressa em três cidades já confirmadas: Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. A turnê se chama “Latinité Tournée – Latinidade e Plurilinguismo”, onde haverá debates acerca da latinidade, encenação dos textos poéticos, sessão de autógrafos, etc.
A Mallarmargens
Revista de Poesia & Arte Contemporânea é uma revista literária que existe somente na versão digital. O seu objetivo é “aglutinar a diversidade da poesia contemporânea nacional e internacional e a troca de influências e diálogos literários com os autores”. O site da revista vai se atualizando diariamente, conforme as publicações são feitas. Site: www.mallarmargens.com. Também está aberta a colaboradores.
Revista Subversa
Oriunda do Rio de Janeiro, RJ. Trabalha no eixo Brasil - Portugal estimulando a leitura e a comunicação entre os autores portugueses e brasileiros. É de periodicidade quinzenal. Há vários formatos de publicação: revista eletrônica (versão digital), edição impressa semestral e plataforma Worldreader. Site: www.canalsubversa.com.
Dourado