Educação - Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018

ESCOLA SENADOR SE DESTACA EM EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Representantes da instituição conquistaram medalhas de ouro e prata

ESCOLA SENADOR SE DESTACA EM EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Equações, cálculos e raciocínio lógico não são um problema para os alunos da EMEF Senador Carlos José Botelho em Dourado. A escola foi destaque na edição 2018, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), recebendo 5 premiações.

Foram premiados os alunos Bianca Rufino Buzá, com a medalha de ouro, Arthur de Vicente Mascaro, com medalha de prata, Luis Filipe Caruso, com menção honrosa, além da professora Silviane Porta Lopes Martins.

A Escola Senador também foi premiada, ficando entre as 8 melhores escolas municipais do Estado de São Paulo e entre as 31 melhores escolas municipais, estaduais e federais do Estado.

A OBMEP registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas com um total de 54.498 instituições, abrangendo 99,44% dos municípios de todo o país. O número total de inscritos foi de 18.237.996 estudantes do ensino fundamental e médio, oriundos de 48.970 escolas públicas e 5.528 escolas particulares. A prova da 1ª fase aconteceu no dia 5 de junho. Após a correção das provas, realizada nas próprias escolas, um total de 952.856 estudantes foram classificados para a segunda fase, realizada no dia 15 de setembro, sendo 906.706 alunos de escolas públicas e 46.150 de escolas privadas.

Obmep
Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Olimpíada é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e objetiva revelar talentos da matemática, bem como estimular os jovens a estudar a disciplina. A partir de 2017 as escolas privadas também começaram a participar do campeonato.

Além da disputa, a Obmep conta com diversos programas que visam incentivar e motivar o interesse pela matemática, são eles: Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), Portal da Matemática, Portal Clubes de Matemática, Pólos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI), entre outros. Os interessados encontram na página http://www.obmep.org.br/ informações detalhadas sobre todos os projetos Obmep.